Varia Historia foi fundada em 1985, inicialmente como Revista do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais

Em 1992, após consolidar sua importância nosmeios acadêmicos nacionais, inaugurou nova fase sob o título atual, com a intenção de ampliar seu público e aprimorar sua qualidade.   

Varia Historia é uma expressão latina por meio da qual desejamos afirmar nossa revista como um veículo para a diversidade e variedade da historiografia contemporânea. Desde 2007, a revista integra o portal SciELO e vem ganhando crescente projeção internacional. Os números anteriores podem ser acessados neste site. 

Desde 2014, Varia Historia tem periodicidade quadrimestral. 

A abreviatura de seu título é Varia hist., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

Indexadores: Latindex, DOAJ, LiVre!, Redalyc, SciELO, Web of Science (SciELO Citation Index),  Historical Abstracts with Full Text, Fonte Academica (EBSCOhost), Scopus.

Financiadores: CNPq, Capes, Fapemig, Projeto República/UFMG, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; Pós-Graduação em História/UFMG.